Thursday, December 15, 2005

Cientistas medem pela primeira vez uma anã branca

Após mais de 15 anos de tentativas frustradas, cientistas da Universidade de Cambridge, em trabalho conjunto com membros da Academia Real de Medição Universal Inglesa, foram capazes de medir uma anã branca.
A anã, cujo nome não foi revelado, comportou-se bem durante todo o processo. "Certamente a cooperação da própria anã foi fator determinantepara o sucesso da pesquisa" afirmou John Holyhand, cientista chefe da equipe.
Dados ainda não oficiais sugerem que a anã branca tinha uma altura de aproximadamente um metro e vinte e dois centímetros, aliados a poderosos bustos de 73 cm e 76 cm de quadris. Tratam-se de números impressionantes se levados em consideração os resultados obtidos na década de 70 nas primeiras experiências envolvendo anãs negras e orientais.
Segundo o pesquisador da Academia Real, Saulman Shaux, os resultados obtidos podem contribuir muito para a superação do obsoleto sistema métrico, utilizado na maior parte do mundo: "O sistema de anões brancos mostra-se cada vez mais preciso. Sua confiabilidade é infinitamente superior a qualquer sistema já criado até hoje".
(colaborou Zé).
Bem, pelo menos seria uma notícia mais interessante que http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/dez/14/74.htm

2 comments:

Moon Safari said...

=/



Tá bom, tá melhor que a notícia original, vá!

Anonymous said...

Amiable fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.