Monday, January 16, 2006

Divagações sobre uma fila de compra de ingressos para o U2

Cheguei ao Pão-de-Açúcar Real Parque às 06h30 da manhã de hoje. As vendas dos ingressos para o show do U2 começariam apenas às 10h. Três horas e meia de antecedência me pareciam mais do que o suficiente para garantir meu ingresso – dormir em fila não é pra mim, muito menos para o U2.

E ao que tudo indicava eu estava certo: havia aproximadamente 100 pessoas na minha frente a essa hora. 100 pessoas, cinco guichês, pois bem! Não tinha erro! Contando com o azar, ou melhor, com uma má organização, até o meio-dia eu estaria com ingressos em mãos.

Ok, logo de cara eu já devia ter suspeitado de algo – cavaletes apenas nos 5 primeiros metros de fila não é bom sinal... Mas para que ser chato? Cavaletes e cordas seriam o de menos se tivéssemos ingressos. E devo confessar que até às 10h00 a coisa toda estava bem agradável. Amigos de fila, conversa, música e a experiência única de tomar banho-de-sol em plena Marginal (porquê tomar banho-de-sol na laje é coisa de burguês...).

E então, às 10h00 em ponto tudo pareceu começar a funcionar. Demos os primeiros passos – os primeiros de poucos... A partir de então a desorganização imperou. Conflito de informações, boatos, fila que não anda, não anda, não anda, não... mais dois passos... não anda, não anda, não anda... mais quatro passos e assim sucessivamente.

E enquanto estamos lá parados passa um "fã" do U2 de perna quebrada, outro de muleta, uma, duas, três, seis grávidas, um senhor de 75 anos, outro de 81, uma senhora acompanhada dos netos (eu não sabia que a banda de Bono Vox fazia tamanho sucesso na terceira idade!). Por pouco não ouvi alguém dizer "Sabe, é que a camisinha furou ontem e acho que engravidei...Posso ir na fila preferencial??". Isso sem contar as crianças de colo de um metro e setenta.

E então me lembrei "Bono Vox não é aquele cara que defende as baleias, quer acabar com a fome na África, quitar a dívida dos países do terceiro mundo, estabelecer uma tradição de honestidade política, convivência pacífica, etc.? Enfim, ele não é o bom moço por excelência?". E ao me lembrar disso tentei encontrar em qual ponto exato do pensamento Bonovoxiano se encaixava a Lei de Gérson. Sim, porque com tantos "fãs" de Bono Vox tentando tirar vantagem até na compra de ingressos, não deve haver outra explicação – Bono deve ser um defensor da vantagem a qualquer custo...

Foi assim que re-descobri o que eu já sabia. É bonito falar que é fã do Bono, não pelas músicas, mas sim por sua atitude altruísta e tudo mais. Ah, falar... tão fácil, não? Já agir de acordo...

Nem sequer comentarei hoje sobre a falta de organização, falhas no procedimento dos organizadores, a questão das meia-entradas, etc. Deixo isso para depois que eu descobrir se tenho os ingressos ou não. Sim, porque saí ao meio-dia e meia da fila, deixando meu irmão em meu lugar e até agora não sei se ele conseguiu chegar às bilheterias que pareciam tão próximas, porém tão distantes...

2 comments:

Anonymous said...

nem vou ler agora
vim só fazer uma propaganda, da descoberta do ano.
Em meu blog!

Moon Safari said...

Horroroso este fato.
É por isso que sou a favor de uma prova que classificasse o nível em que se encontra o fã, que classificasse o seu conhecimento e atitudes com relação à banda e definisse a sua prioridade pelo ingresso e posição na platéia.
Dessa forma teríamos amis organização e justiça para com todos os fãs de todas as bandas... E digo mais: se tivesse essa prova pra esse show do U2, eu chegaria a um nível tal que seria chamada para morar com o baterista, Larry Mullen Jr., visto que foi ele o idealizador do U2, ao colocar um aviso no mural da Mount Temple School sobre montar uma banda.